Saiba quais os tipos de tratamento de superfície e veja como funciona esse sistema
Uma operação feita com segurança e com agilidade. Este é o efeito do tratamento de superfície quando o assunto é a proteção anticorrosiva de equipamentos e estruturas metálicas do segmento naval, petroquímico e siderúrgico.
A preservação dos principais materiais por meio do tratamento de superfície é fundamental para as atividades nos setores de óleo, gás e outros relacionados à exposição às substâncias corrosivas. Quais os cuidados para realização do tratamento de superfície? A realização do tratamento de superfície envolve a preparação desde a escolha da tinta, que respeita todos os quesitos de preservação do meio ambiente, até o treinamento para o manuseio do equipamento com total segurança a fim de prestar um serviço de qualidade.
O passo a passo que envolvem as etapas de tratamento de superfície
A corrosão de uma superfície metálica acontece pelo contato de tal revestimento com outro elemento químico. Isso porque a transformação de íons em elétrons durante esta troca deteriora o metal em amplo espectro. Portanto, somente com um bom serviço de tratamento de superfície é possível evitar o desgaste do material. Também conhecido como tratamento de estruturas metálicas, o tratamento de superfície é realizado em peças de material metálico como aço, alumínio, cobre, bronze, bem como outras substâncias semelhantes.
O método para evitar esse desgaste consiste na aplicação da tinta de revestimento em determinada peça com o objetivo de proporcionar uma camada protetiva, que fornece maior resistência e durabilidade.
Dessa maneira, a empresa de tratamento de superfície analisa cada objeto e desenvolve um plano a ser seguido. A partir daí, inicia-se o processo de revestimento da peça com muita agilidade, para que o produto seja entregue e preservado com os devidos cuidados.
Em outra etapa, o revestimento recebido após o tratamento de superfície garante uma utilização mais eficiente e segura, pois a peça apresentará maior preservação contra a oxidação, corrosão, abrasão e outros fatores externos. Assim, ela se tornará ideal para a utilização em ambientes nocivos, como aqueles em que há contato ou exposição a substâncias químicas.
Para garantir a qualidade do serviço de tratamento de superfície, é feita uma inspeção, com o intuito de observar o perfil de rugosidade presente e medir o grau de corrosão que conduzirão o tratamento adequado. Em seguida, a limpeza é realizada, utilizando-se abrasivos ecológicos que ocasionam menor quantidade de resíduos
A limpeza elimina os materiais estranhos, como contaminantes, oxidações e tintas mal aderidas, que poderiam prejudicar a fixação da nova tinta. Além disso, a rugosidade aumenta a superfície de contato e também ajuda a melhorar essa aderência.
Após a limpeza, é o momento de receber a etapa final no tratamento de superfície. O grau de preparação depende de restrições operacionais, do custo de preparação, do tempo e dos métodos disponíveis, bem como do tipo de superfície e da seleção do esquema de tintas em função da agressividade do meio ambiente. Vale salientar que, nas áreas queimadas ou de pintura danificada, o tratamento da superfície é realizado a partir de jateamento abrasivo. Empresa de tratamento de superfície investe na preservação
A técnica tratamento de superfície é um investimento que garante maior resistência a qualquer peça metálica, diminuindo-se seu desgaste, oxidação, corrosão, abrasão e outras transformações externas. O produto ganha, também, características elétricas, reduz-se o atrito e alarga-se o tempo de preservação. Além de oferecer maior segurança à peça tratada, essa preservação proporciona um acabamento perfeito e uniforme, pois melhora a estética do metal.
Por meio dos processos mecânicos tradicionais como lixamento, jateamento, vibração e tamboreamento, por exemplo, não é possível remover defeitos e imperfeições.Quer saber mais sobre o tema? Procura tratamento na superfície do Rio de Janeiro?
Fale com a empresa de tratamento de superfície que entende do assunto!