O que é ESG?
ESG é uma sigla para Environment (ambiental), Social (social) e Governance (Governança). Para entendermos melhor o ESG e como se aplica, precisamos relembrar como as questões ambientais e o assunto de sustentabilidade começaram a se tornar importantes em parâmetros mundiais.
As primeiras convenções ambientais ocorreram no período da Guerra Fria, a partir da década de 1970, uma vez que o desenvolvimento industrial em larga escala, sobretudo empreendido pelos Estados Unidos, acendeu um alerta para a questão da poluição e para os efeitos climáticos.
Muitas vezes intermediados pela Organização das Nações Unidas, esses eventos climático-ambientais punham em pauta como os países poderiam se mobilizar para promover práticas mais sustentáveis, ainda que esse conceito não fosse muito difundido à época.
Aos poucos, a sustentabilidade se tornou uma ideia mais amplificada, o que interferiu em diversos planos de governo e, além disso, ganhou certa adesão social. Setores como Engenharia e Construção Civil, Moda e Turismo, por exemplo, passaram a seguir um viés mais sustentável, mesmo que ainda não da forma como seria ideal.
Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer pela frente para implementar práticas realmente preocupadas com o meio ambiente, com as gerações futuras e com a preservação da biodiversidade.
Com o ESG, por outro lado, a sustentabilidade se torna um fio condutor das ações desempenhadas nos inúmeros negócios, dos mais diversos ramos. Trata-se de uma forma de repensar a produção de determinado bem e o oferecimento de um serviço de modo a gerar menor impacto à natureza.
Além disso, com o ESG, é possível promover uma nova cultura organizacional, em que todos estejam empenhados em repensar suas atitudes perante os outros e perante o meio ambiente.
Entenda melhor agora como implementar o ESG na sua empresa. Acompanhe esta leitura preparada pela Ambipar Response Industrial Services, Empresa de Limpeza Offshore e Onshore.
Quais Práticas Corroboram o ESG?
O estilo de governança social e ambiental (ESG) consiste na aplicação de condutas, ações e reações em favor da biodiversidade e das gerações futuras. Como já dissemos, ela começa com a criação de uma cultura organizacional focada na sustentabilidade e propõe rever o modo como se produz ou se oferece um serviço. Até mesmo a gestão de resíduos de uma empresa precisa ser reavaliada quando o ESG é usado como política.
Essa pauta ganhou visibilidade com a divulgação, por parte da ONU, dos 17 objetivos globais interligados, conhecidos como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dentre as propostas, prevê-se que até 2030 as nações se empenhem em aliar crescimento social e ambiental numa relação de harmonia, e não de confronto.
Como o foco do ESG é que uma determinada empresa assuma responsabilidade ética, social e ambiental, algumas medidas são essenciais: primeiro, a substituição de matérias-primas esgotáveis por recursos renováveis, se possível. Em segundo lugar, o meio de produção deve ser economicamente viável, e, ao mesmo tempo, deve ser menos poluente.
Isso pode ser feito a partir do uso de fontes energéticas limpas, como a energia eólica e a energia solar. Muitas empresas, inclusive, têm investido na instalação de pátios solares para implantar um uso energético mais consciente. Depois, o modo de circulação e de entrega do bem produzido deve ser repensado, com uma logística que consiga associar transportes ecológicos ao tempo de entrega.
Além disso, quando o negócio se presta a criar medidas com foco no ESG, os resíduos devem ser devidamente geridos, separados e descartados. Se possível, devem ser aproveitados seguindo a política dos “3R”: reduzir, reutilizar e reciclar. Também é importante efetuar o tratamento de águas e efluentes industriais com uma Empresa de Limpeza Offshore e Onshore, como a Ambipar Response Industrial Services.
Ao final dessa cadeia produtiva, que é cíclica, devem ser repensados os meios de produção, exemplo: é possível criar um produto equivalente, mas que seja mais ecológico e durável? Isso porque, hoje em dia, muitos produtos têm um prazo de validade curto, o que interfere no seu descarte. Sendo assim, quanto mais investirmos em criar opções mais duráveis aos consumidores, menor será o impacto ambiental das nossas ações.
Outras práticas também são imprescindíveis ao ESG, como preocupação com as leis trabalhistas e com a boa remuneração dos funcionários, a valorização do caráter humano dentro da empresa, o apoio a medidas que reduzam as desigualdades sociais, entre outros. Igualmente importante é criar um comitê de sustentabilidade para propiciar um compromisso maior com as metas de desenvolvimento sustentável.
Com isso, nota-se que o ESG é um estilo de governança que enfoca questões multifatoriais e pode funcionar como um excelente posicionamento de marca perante o mercado. Tal fato ocorre porque empresas responsáveis ambientalmente tendem a ser mais aceitas pelo público. Em suma, ESG é um diferencial quando se fala em sustentabilidade!
Como uma Empresa de Limpeza Offshore e Onshore Pode te Ajudar no ESG?
Como citamos antes, a gestão de resíduos, como o tratamento de águas e efluentes advindos das indústrias é uma das práticas que permitem criar uma cultura voltada ao ESG. Isso porque, ao contratar uma Empresa de Limpeza Offshore e Onshore, é possível implementar a sustentabilidade na gestão dos resíduos.
Neste ponto, a Ambipar Response Industrial Services pode te ajudar. Somos uma Empresa de Limpeza Offshore e Onshore que oferece as melhores soluções em limpeza industrial para diversos mercados, entre eles: óleo e gás, petroquímica, mineração, papel e celulose, siderurgia e indústrias alimentícias em geral. Priorizamos a sustentabilidade e a responsabilidade em todos os nossos processos.
Com a nossa equipe treinada e capacitada, disponibilizamos a prestação de serviços de limpeza de tanques, limpeza de dutos de ar-condicionado, tratamento de superfícies, pintura industrial, serviços de inspeção e gerenciamento de resíduos. Todas as nossas práticas são devidamente planejadas para evitar danos ao meio ambiente e preservar a saúde humana. Por isso, a sustentabilidade é um dos nossos valores.
Dessa forma, se a sua empresa pretende estar de acordo com os princípios do ESG e criar uma cultura de sustentabilidade, pode contar conosco. Acesse o nosso site, conheça nossos serviços e solicite um orçamento!