+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

Alpinismo
Industrial

OPERAÇÃO ÁGIL E SEGURA

Serviço de Alpinismo Industrial

A C-Tank é também uma empresa de alpinismo industrial que conta com profissionais certificados que seguem todas as normas regulamentadoras, dispondo de variadas técnicas para trabalhos em elevados níveis de altura, além de dispor de outros tipos de trabalho em altura que apresentem condições de risco.

O alpinismo industrial consiste em uma tecnologia de execução de trabalhos em altura em obras de construção civil, que permite aos trabalhadores alcançar locais de difícil acesso, sem o recurso a estruturas de apoio e onde estruturas como andaimes, plataformas elevatórias ou bailéus têm o acesso muito limitado.

Trata-se de um método alternativo para a inspeção, manutenção e reparação de fachadas de edifícios e outras estruturas industriais.

Além da segurança, as técnicas difundidas no alpinismo industrial, possibilitam uma redução significativa diante do tempo gasto em trabalhos em altura. Porém, por ser uma prática na qual envolve certo risco, é fundamental que seja realizada por profissionais capacitados e certificados, como a equipe da C-Tank.

A importância do Alpinismo Industrial

Muito utilizado em atividades que se encontram em locais elevados ou ambientes confinados, por exemplo, nos serviços de inspeção, montagem, fabricação, manutenção e operação de estruturas metálicas, pontes, navios, plataformas de petróleo, vasos de pressão, fornos, caldeiras, chaminés, geradores de energia eólica, flares, termoelétricas, hidrelétricas, torres (energia, telefônica, rádio, televisão), limpeza de fachadas de prédios, colocação de banner, levantamento geotécnico, poda e tratamento de árvores, entre outros.

No geral, a técnica é aplicada em projetos onde os dispositivos de elevação, plataformas ou andaimes tornam-se impraticáveis por razões económicas, estruturais, dificuldades técnicas ou simplesmente devido à inacessibilidade do local.

A C-Tank oferece uma ampla variedade de serviços de alpinismo industrial com o uso de escaladores e supervisores treinados em conformidade com IRATA nível-1, -2 ou -3 (ou equivalente), garantindo que o trabalho em altitude seja realizado com segurança e rapidez.

Vale ressaltar que, em algumas plataformas, o alpinismo industrial é a única maneira de chegar a áreas de difícil acesso nas torres e guindastes e para isso a C-Tank – Empresa de Alpinismo Industrial conta com uma linha completa de equipamentos para realizar inspeções completas no serviço de içamento, torres perfuradoras ou inquéritos DROPS com inspetores alpinistas industriais certificados.

Etapas do Alpinismo Industrial

Documentação

Para alinhar os cuidados com equipamentos ao que demanda a lei, é preciso elaborar documentação. Nela, devem constar dados da realização de cada serviço contratado.

Inspeção

A inspeção é o momento onde todos os detalhes do equipamento são analisados. Profissionais especializados em mecânica podem verificar se a funcionalidade está ocorrendo na prática. Caso contrário, manutenções são solicitadas. Tudo em prol da qualidade e segurança que os cuidados com equipamentos de alpinismo industrial visam.

Testes

Antes de realizar o alpinismo industrial é fundamental testar todos os equipamentos. Com isso, sustos são evitados e a segurança é prezada. Só com testes de funcionalidade é possível verificar, de fato, se os cuidados estão fazendo efeito.

Segurança

Prezar pela segurança no trabalho em altura é um dos tópicos mais importantes. As normas reguladoras exigem a utilização de equipamentos de segurança que asseguram a integridade dos profissionais. E são esses equipamentos de proteção que também evitam outros possíveis danos ao maquinário que é utilizado diretamente na realização do serviço.

Vantagens do Alpinismo Industrial

Não há dúvidas de que dentre as maiores vantagens desta prática estão a otimização do tempo e do espaço da obra. É por conta desse conjunto de táticas que os trabalhadores passam a alcançar locais de difícil acesso, descartando o uso de estruturas de apoio que exigem um espaço maior para utilização, como andaimes, bailéus ou plataformas elevatórias.

No entanto, há vários outros benefícios. Continue acompanhando logo abaixo:

Relação custo-benefício

A não montagem ou desmontagem de andaimes pode trazer muito mais economia para o seu caixa. Além disso, o alpinismo poupa tempo e dinheiro ao reduzir o número de mão-de-obra.

Segurança

A Associação Comercial de Alpinismo Industrial da Inglaterra (IRATA) desenvolveu um estudo sobre Acidentes no Trabalho que comprova a redução desses índices entre alpinistas. Quando o trabalho é realizado em altura, os técnicos alpinistas são os que melhor utilizam os Equipamentos de Proteção (EPIs).

Eficiência e agilidade

No acesso por corda, os sistemas podem ser instalados e desmontados com bastante agilidade. A prática e velocidade no processo permite que o técnico chegue em áreas inacessíveis e confinadas de qualquer edifício ou estrutura.

Versatilidade

A versatilidade do alpinismo industrial é muito apreciada quando o trabalho precisa ser realizado em opções como:

torres de transmissão;

aerogeradores;

pontes;

barragens;

viadutos.

Redução do impacto visual

Por último, mas não menos importante, o Alpinismo Industrial gera um impacto visual bem menor em estruturas ou edifícios. Isso é relevante principalmente quando o trabalho é executado em monumentos e estruturas históricas, pois diminui o risco de danos de acabamento da fachada ou estrutura.

Quer saber mais?

Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas sobre o nosso serviço de alpinismos industrial!

Orçamentos, Dúvidas, Opiniões e Outros









    Entre em contato conosco via formulário e teremos um prazer imenso em responder você ou se preferir mande um e-mail para comercial@c-tank.com.br.