+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

Docagem de navios | Quais tipos de serviços são realizados

Docagem de navios | Quais tipos de serviços são realizados

por | maio 15, 2021

O que é a docagem de navios?

A docagem de navios consiste em um processo de tirar a embarcação de dentro da água e colocá-la em um local seco para realizar serviços de manutenção, limpeza, pintura, tratamento etc. do casco e dos acessórios do navio.

No processo de docagem de navios, são usadas algumas estruturas flutuantes para levantar o navio para fora da água e acomodar o casco, como o dique flutuante, dique seco ou o Synchrolift.

Essa limpeza offshore deve ser feita periodicamente, de preferência de dois em dois anos. O objetivo é manter o navio em bom estado, mantendo-o propício para navegar e operar com qualidade e segurança.

A partir disso, são feitas diversas vistorias por uma empresa especializada, como manutenções periódicas, limpeza offshore, limpeza e pintura do casco, inspeção e substituição de ânodos sacrificiais, limpeza e reparação de caixas de mar e válvulas de fundo e trabalhos de reparação das obras vivas (área do casco que fica submersa na água).

Esse tipo de inspeção não pode ser realizado enquanto o navio está operando, por isso a necessidade da docagem de navios. É importante fazer os reparos e manutenções em toda a estrutura e identificar possíveis falhas e problemas que necessitem de troca de equipamento ou correção.

Principais serviços realizados na docagem de navios

Manutenção do casco

A docagem de navios é muito importante para fazer a reparação das obras vivas, isto é, do casco que fica submerso na água. Essa parte do navio é responsável pela estrutura como um todo e é responsável pela maioria das obras.

Por isso, manter o casco em boas condições é fundamental para manter a segurança e a integridade da embarcação. No processo de docagem de navios, são feitas diversas avaliações no casco, testes, inspeção visual, que é feita para observar se existem trincas, falhas no aço e outros problemas visíveis, e inclusive leitura de espessura via ultrassom. Este último é importante para identificar a espessura das chapas de aço para ver se é necessário ou não substituição. Sempre é necessário fazer ultrassom por todo o aço principalmente em embarcações mais antigas.

Outro processo é o de limpeza do casco, onde é feita a remoção de cracas do navio, que são crustáceos e outros organismos que se grudam na superfície. A não remoção desses animais prejudica o desempenho do navio, deixando-o lento e diminuindo a sua vida útil.

Limpeza offshore de tanques

Na limpeza offshore da docagem de navios são realizados serviços de manutenção em tanques de água, lama, óleo e dutos.

Os tanques de uma embarcação devem ser vistoriados pois têm funções muito importantes para o funcionamento do navio.

Os tanques de óleo e combustível precisam ser limpos e inspecionados com cuidado e segurança para evitar contato com gases e substâncias toxicas por parte dos profissionais da empresa de limpeza offshore.

Os tanques de água também devem ser limpos de forma minuciosa para não haver contaminação da água, prejudicando o consumo e causando danos à saúde.

Tratamento e pintura

Nesse serviço da docagem de navios, é feito uma manutenção na superfície que envolve a preparação para recebimento de tinta.

O tratamento de superfície consiste em uma limpeza, remoção de cracas, camadas antigas de tinta, dessalinização e proteção anticorrosiva para a conservação de equipamentos e estruturas metálicas do navio, desde setores como óleo e gás, naval, petroquímico, siderurgia, entre outros, deixando a superfície preparada para a etapa de pintura.

A partir disso, é feita a pintura industrial no casco, tubulações, tanques, vasos de pressão, acessórios e outros equipamentos e estruturas metálicas.

Sem o tratamento feito na docagem de navios, a tinta não adere adequadamente à superfície, prejudicando o navio.

Acessórios do casco

Os outros acessórios do casco também recebem manutenção por meio da docagem de navios. Alguns exemplos são a caixa de mar, anodos de sacrifício e as válvulas de fundo.

Todos esses itens são fundamentais para o bom funcionamento do navio, e a inspeção consiste em limpeza, pintura, tratamentos anticorrosão, restauração e, se necessário, substituição do acessório.

Dessa forma, o navio fica preparado para voltar as suas operações com segurança e qualidade.

Importância da docagem de navios

A docagem de navios é um processo minucioso, que deve ser feito por profissionais capacitados a partir de um planejamento eficaz. É um procedimento muito necessário para manter a embarcação em ótimas condições de navegação e operação.

Através dos reparos e da manutenção feita por uma empresa de limpeza offshore, é possível identificar problemas e minimizar significativamente as falhas que podem danificar o navio.

Dessa forma, é garantindo um bom desempenho e performance, segurança do navio e dos tripulantes e uma maior vida útil da embarcação.

Realizar uma docagem de navios e limpeza offshore periodicamente (recomenda-se de dois em dois anos no mínimo) garante ainda que o tempo de manutenção seja diminuído, evitando que a embarcação fique fora de operação por muito tempo.

Além disso, contribui para a diminuição de custos e gastos com a embarcação, já que ela é toda inspecionada e evita prejuízos surpresas por exemplo.

Outras Postagens