+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

Gerenciamento de
Resíduos

OPERAÇÃO ÁGIL E SEGURA

Serviço de Gerenciamento de Resíduos

A C-Tank® realiza o gerenciamento de resíduos adotando uma postura absolutamente correta, segura e definitiva do ponto de vista ambiental. O trabalho envolve desde o descarte, incluindo segregação, coleta, transporte e destinação final de resíduos líquidos e sólidos gerados por embarcações, plataformas e indústrias, sempre prezando pela segurança e o meio ambiente.

Dentre o gerenciamento de resíduos que realizamos estão:

– Fluido de Perfuração Base Água ou Óleo

– Óleo Diesel ou Lubrificante Contaminado

– Efluentes Sanitários

– Granel

– Água Oleosa

– Água de Lastro

– Lamas Contaminadas

– Cascalho de Perfuração

– CADIT (Salmoura)

Etapas que envolvem o gerenciamento de resíduos

O gerenciamento de resíduos consiste nos procedimentos que são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Primeiramente é necessário classificar os resíduos sólidos gerados em uma determinada atividade. Posteriormente serão definidas as etapas de coleta, armazenamento, transporte e destinação final. Veja como funciona cada uma delas a seguir:

Segregação, acondicionamento e identificação

A segregação é uma das etapas do gerenciamento de resíduos que consiste na separação no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos. Após a segregação, os resíduos devem ser embalados em sacos ou recipientes que evitem vazamentos, e quando couber, sejam resistentes às ações de punctura, ruptura e tombamento, e que sejam adequados física e quimicamente ao conteúdo acondicionado.

A identificação deve permitir o reconhecimento dos riscos presentes nos resíduos acondicionados, de forma clara e legível em tamanho proporcional aos sacos, coletores e seus ambientes de armazenamento.

Coleta e transporte interno

Nesta etapa do gerenciamento de resíduos o objetivo é realizar a coleta e fazer o transporte dos materiais nos pontos de geração até o abrigo temporário ou o abrigo externo. O transporte interno deve ser realizado atendendo a rota e a horários previamente definidos, em coletor identificado.

O coletor utilizado para transporte interno deve ser constituído de material liso, rígido, lavável, impermeável, provido de tampa articulada ao próprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados.

Armazenamento interno, temporário e externo

O armazenamento interno no gerenciamento de resíduos consiste da guarda do resíduo contendo produto químico ou rejeito radioativo na área de trabalho. O armazenamento externo é a guarda dos coletores de resíduos em ambiente exclusivo, com acesso facilitado para a coleta externa. E o armazenamento temporário é a guarda temporária dos coletores de resíduos de serviços de saúde, em ambiente próximo aos pontos de geração, visando agilizar a coleta no interior das instalações e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado à apresentação para coleta externa.

No armazenamento temporário e externo de RSS é obrigatório manter os sacos acondicionados dentro de coletores com a tampa fechada.

Destinação

Consiste na destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes.

Lembrando que os resíduos que não apresentarem risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, aproveitamento energético ou logística reversa.

Após o tratamento, o símbolo de identificação relativo ao risco do resíduo tratado deve ser retirado.

Vantagens de contratar uma empresa de gerenciamento de resíduos

Valorização da empresa

Realizar o descarte regularmente e de maneira adequada, transmita uma imagem que a empresa se preocupa com o meio ambiente, ecossistema e seu entorno, o que traz maior credibilidade.

Isso porque, a sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presentes nos consumidores e, a busca por uma empresa sustentável, é cada vez maior. Portanto, ao contratar uma empresa de gerenciamento de resíduos, além de contribuir para o meio ambiente você consegue se destacar no mercado pelo fato de ser uma empresa sustentável.

Sustentabilidade

A sustentabilidade agrega três princípios: economia, meio ambiente e sociedade. Aderindo ao gerenciamento de resíduos a empresa adere à rotina esses três elementos. Com isso, contribui para a geração de empregos (economia), oferece um produto com baixo impacto ambiental (ambiente) e por um preço acessível (sociedade).

Redução de custos

O tratamento de resíduos evita gastos desnecessários. Uma gestão de resíduos, na maioria dos casos, é mais barata que um descarte irregular das sobras de produção. A implantação de um plano pode ser realizada de diversas maneiras, desde a gestão própria dos resíduos, a contratar uma terceirizada para realizar o tratamento, tudo isso pode reduzir significativamente os custos de produção.

Quer saber mais?

Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas sobre o nosso serviço de gerenciamento de resíduos!

Orçamentos, Dúvidas, Opiniões e Outros








Entre em contato conosco via formulário e teremos um prazer imenso em responder você ou se preferir mande um e-mail para comercial@c-tank.com.br.