+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

Hidrojateamento naval | Entenda as vantagens desse tipo de serviço

por | maio 30, 2021

O QUE É O HIDROJATEAMENTO?

O hidrojateamento é um processo de limpeza de superfícies feito a partir de jatos de água de alta pressão. Alguns dos principais serviços são o hidrojateamento naval, siderúrgico, petrolífero, de indústrias alimentícias, automotivas, do setor de construção civil, e para desobstrução de tubulações e outros equipamentos industriais, como trocadores de calor, caldeiras, remoção de tintas, ferrugem, entre outros.

A limpeza com hidrojateamento consiste na aplicação de uma velocidade muito alta à água, que proporciona a ela uma pressão entre 100 e 1.000 kgf/cm². Essa pressão pode ser baixa, alta, ultra, ou até mesmo ultra alta, variando em torno de 350 a 2.800 bar, dependendo do tipo de local e grau de sujeira.

A força da água faz com que as sujeiras da superfície sejam removidas por completo e sem prejudicar as estruturas, e é feito em qualquer tipo de indústria e espaço.

É extremamente importante que as empresas mantenham seus equipamentos, maquinários e ambientes limpos, ainda mais quando falamos de embarcações e estruturas marítimas, sendo essencial o serviço de hidrojateamento naval.

Os navios e demais veículos aquáticos são embarcações que passam tempo considerável em alto mar, por isso necessitam de uma limpeza periódica feita por uma empresa de hidrojateamento no RJ.

O hidrojateamento naval pode ser realizado tanto dentro quanto fora da embarcação, visto que está em constante contato com a maresia, que pode provocar corrosões, e com a água do mar, acumulando assim resíduos e incrustações.

Confira a seguir qual a importância da limpeza com hidrojateamento nos navios.

 

HIDROJATEAMENTO NAVAL

Os navios, barcos e demais veículos de transporte aquático podem se beneficiar com a limpeza com hidrojateamento. Dentre os serviços estão a remoção de incrustação em cascos de navios, elos de correntes, âncoras, limpeza de tanques, tubulações, caldeiras, remoção de cracas, remoção de pintura epóxi e limpeza do casco.

O hidrojateamento naval consiste na eliminação de resíduos provocados pela ação da água do mar ou até mesmo pelo tempo, que causam corrosões e ferrugens.

Também consegue remover acúmulo de lama e outras substâncias nos tanques de combustíveis, e óleos e sujeiras em caldeiras, maçaricos ou fornos, que ficam obstruídos, a fim de evitar problemas com as operações das embarcações.

O hidrojateamento naval é muito usado principalmente na limpeza de cascos dos navios. Os organismos marinhos, como algas, mexilhões, mariscos, ostras, entre outros, acabam grudando nos cascos e prejudicando seu funcionamento. A limpeza com hidrojateamento ajuda a deixar o navio em bom estado e prolonga sua vida útil.

Recorre-se ao hidrojateamento naval ainda por causa das cracas, que são crustáceos marinhos que aderem aos barcos, não apenas na parte submersa do casco, mas nas hélices, eixos, lemes e no sistema de refrigeração do motor. Isso pode causar sérios danos à embarcação, deixando-a pesada, superaquecida, e consequentemente, aumentando o consumo de combustível.

Por isso o hidrojateamento naval se faz tão importante. Manter o veículo limpo e higienizado ajuda a desobstruir os equipamentos, e garantir uma boa performance e conservação.

 

VANTAGENS DO HIDROJATEAMENTO NAVAL

O processo de limpeza com hidrojateamento é muito essencial para as indústrias, especialmente as navais. Fazer o hidrojateamento naval periodicamente auxilia, não apenas a manter uma boa higienização nos locais, mas a melhorar a produtividade e performance das atividades.

As principais vantagens do hidrojateamento naval são:

 

Não danifica as estruturas ou superfícies

A pressão da água na técnica de hidrojateamento naval é feita, especificamente, para remoção das partículas que estão obstruindo o local. Portanto, não danifica as estruturas, nem pinturas e acabamentos das superfícies.

 

Alternativa ecologicamente correta

Como estamos falando de serviços relacionados ao ambiente marítimo, o hidrojateamento naval é a alternativa mais adequada para evitar a agressão ao meio ambiente e possíveis contaminações por produtos químicos, já que é feito exclusivamente com água potável.

 

Feita com o máximo de segurança

Todo o processo de limpeza com hidrojateamento é feito seguindo as medidas e normas de segurança. É realizado um planejamento de avaliação de riscos, inspeção das instalações e equipamentos, uso de EPIs, etc.

Além disso, como é feito com água potável, o hidrojateamento naval não utiliza compostos químicos, dessa forma a saúde dos profissionais não é comprometida.

 

Desempenhada por profissionais

A pressão do hidrojato é muito perigosa, e pode causar acidentes se o serviço de hidrojateamento naval for feito sem a devida proteção e por pessoas não profissionais.

Por isso, uma empresa de hidrojateamento no RJ possui uma equipe qualificada e experiente para realizar o procedimento, seguindo as devidas normas.

Os profissionais irão, inclusive, saber colocar a pressão e vazão adequadas, e usar os acessórios ideais para cada tipo de ambiente e sujeira, a fim de promover um resultado eficaz.

 

Descarte correto

Uma etapa indispensável da limpeza com hidrojateamento é o descarte correto dos resíduos. Após feita a higienização das superfícies, os resíduos gerados são coletados, absorvidos e transportados por um caminhão de sucção, para tratamento especifico, a fim de não prejudicar o meio ambiente.

 

Busque o serviço de uma empresa de hidrojateamento no RJ

A C-Tank é uma empresa especialista em hidrojateamento naval, e garante um serviço de qualidade e eficiência, com profissionais qualificados, seguindo as normas de segurança e de preservação ambiental.

Outras Postagens