+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

ISO 9001:2015 | Entenda a importância desse tipo de certificação

ISO 9001:2015 | Entenda a importância desse tipo de certificação

por | abr 15, 2021

O que é e qual a importância da ISO 9001:2015?

A ISO 9001:2015 é uma norma que traz especificações sobre o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma organização, ou seja, são requisitos de práticas, padronizações e ferramentas de trabalho a serem seguidas para o bom gerenciamento dos mais diversos setores.

A adoção da ISO é importante para assegurar a confiança e a satisfação dos clientes, mantendo-o em primeiro lugar, promovendo comprometimento e oferecendo produtos e serviços com um padrão de qualidade.

A norma descreve que, para obter a certificação ISO 9001:2015, a empresa precisa demonstrar capacidade de prover e atender essas demandas dos clientes de forma plena e consistente, incluindo o cumprimento de requisitos legais.

Princípios da ISO 9001:2015

A certificação ISO 9001:2015, traduzida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), baseia-se em alguns princípios que são focados no cliente e na melhoria do desempenho da organização. São eles:

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Engajamento das pessoas;
  • Abordagem de processo;
  • Melhorias;
  • Tomada de decisão baseada em evidência;
  • Gestão de relacionamento.

A correta implementação do sistema de gestão de qualidade traz inúmeros benefícios para a empresa. Através das normas da ISO 9001:2015 é possível oferecer produtos e serviços de máxima qualidade que atendam as expectativas do público consumidor, gerando, dessa forma, uma organização mais estável e de confiança.

A certificação ISO 9001:2015 é executada através da metodologia PDCA – Plan, Do, Check, Act.

  • Planejar (Plan): estabelecer objetivos e estratégias para a empresa;
  • Fazer (Do): colocar em prática aquilo que foi planejado;
  • Checar (Check): avaliar os resultados do que foi feito;
  • Agir (Act): executar as ações que deram certo, continuando ou melhorando os procedimentos.

Esse sistema é apresentado como um ciclo. Deve ser aplicado continuamente para o constante desempenho e eficácia da empresa.

Os gerenciadores da organização devem assegurar que o Sistema de Controle de Qualidade seja feito da forma correta, estabelecendo objetivos de acordo com as necessidades dela, inclusive engajando a equipe a auxiliar no cumprimento dessas metas, sempre verificando se os procedimentos estão sendo bem aplicados, de acordo com o que recomenda a ISO 9001:2015, para o êxito do processo.

Como obter um certificado ISO?

Para obter a certificação ISO 9001:2015, a empresa precisa implementar o Sistema de Gestão de Qualidade corretamente. Para isso, é feita a análise do negócio, dos clientes, do mercado em que está inserida, dos concorrentes, entre outros detalhes que vão auxiliar no desenvolvimento interno da empresa e impactar de forma positiva sua qualidade e seus clientes. 

Para ter certeza que a organização atende ou não as exigências da certificação ISO 9001:2015 pode-se buscar apoio técnico de consultoria nessa área, para auxiliar na avaliação e manutenção dos processos da empresa.

A partir da execução das práticas e fundamentos de gestão, a empresa pode passar por uma auditoria de certificação, feita por órgãos responsáveis que atestam sua capacidade de prover serviços de qualidade.

Mas além de conseguir uma certificação, o ISO 9001:2015 defende a prática e execução completa deste sistema. É fundamental manter a organização da empresa, engajando os colaboradores e certificando-se do padrão de qualidade de acordo com o recomendado e buscando sempre evoluir.  

Adotar as práticas recomendadas pelo ISO 9001:2015 trazem somente benefícios para a empresa:

Boa reputação:

Uma empresa com certificado ISO tem muito mais relevância pois é uma comprovação de excelência. Isso garante uma boa reputação com clientes e parceiros, aumentando a confiança

Redução de custos:

Boas práticas de gerenciamento da empresa geram um trabalho mais bem feito com menores possibilidades de erros e desperdícios;

Motivação da equipe:

Quanto mais a empresa tem rendimento e retorno, mais os profissionais ficam motivados e satisfeitos por seu trabalho;

Melhora dos processos internos:

A aplicação dos métodos de gestão de qualidade pode ser muito eficaz para a organização da empresa, melhorando a comunicação entre os funcionários e a forma de se trabalhar.

Por que contratar uma empresa de limpeza industrial no RJ com certificação ISO 9001:2015?

Uma empresa com certificação ISO obtém muito mais credibilidade no mercado. Isso porque seus serviços já foram analisados e atestados dentro das normas do Sistema de Gestão de Qualidade, o que garante que a organização tem a capacidade de oferecer apenas o melhor a seus clientes. 

A C-Tank é uma empresa de limpeza industrial com certificação ISO 9001:2015, que preza pela máxima qualidade e eficiência de seus serviços, e assegura profissionais qualificados e treinados para atender da melhor forma os requisitos de seus clientes. 

Outras Postagens

Desinfecção de embarcações | O que saber na hora de contratar

Desinfecção de embarcações | O que saber na hora de contratar

Desinfecção de embarcações A desinfecção de embarcações é um processo que serve para higienizar corretamente esses meios e mantê-los, não apenas limpos e conservados, mas protegido e seguro da ação de microrganismos. O trabalho prestado por uma empresa de serviço de...

ler mais