Limpeza de tanque: o que levar em consideração

Você sabe quando e por que a limpeza de tanque industrial é necessária? Quais são as regras e restrições? Você vai conferir tudo neste artigo.

Utilizados para armazenamento de substâncias de diversos tipos, os tanques industriais podem ser usados como recipientes para substâncias químicas e tóxicas. A limpeza de tanques industriais surge do fato de que

Conforme o tempo passa, é natural que sedimentos se acumulem no fundo desses espaços, diminuindo a capacidade volumétrica de armazenamento de modo significativo.

É aí que entra a importância da limpeza de tanque. Para evitar que sujeira e resíduos prejudiquem a produção, ela deve ser realizada preventivamente e com atenção redobrada.

Quer saber o que considerar nesse tipo de serviço? Continue acompanhando este artigo.

Por que a limpeza de tanque é importante?

A limpeza de tanques industriais é de extrema importância para sua

A manutenção e conservação de um tanque são tarefas responsáveis por sua duração, e pela excelência do uso. A higienização desses reservatórios pode ser feita de formas diferentes, com variados níveis de eficácia e relação com o meio ambiente.

Se uma fábrica trabalha com substâncias de manipulação arriscada, será necessário estocar esses itens de forma segura. Produtos químicos especiais, tóxicos e abrasivos exigem atenção redobrada no tratamento, e isso inclui a parte da limpeza.

Quando os reservatórios apresentam acúmulo de sedimentos no fundo, a capacidade volumétrica de armazenamento é reduzida, o que pode trazer impactos negativos para o negócio.

Além disso, vale ressaltar que a limpeza de tanque é responsável por promover a segurança do ambiente e garantia de proteção contra contaminações. Isso serve não só para a indústria química, mas também para as indústrias de bebidas, alimentos e farmacêuticas, elevando a qualidade do produto final.

Como contratar o serviço de limpeza de tanque industrial?

O serviço de limpeza de tanque industrial pode ser desenvolvido por uma empresa terceirizada ou pela própria indústria, apesar da primeira opção ser a mais comum por diversos motivos, tais como a segurança nos procedimentos e a economia no aluguel dos equipamentos necessários.

Uma empresa que oferece o serviço precisa ser completa na execução da tarefa, incluindo no contrato o uso dos acessórios, bomba e equipamentos de segurança adequados.

O contratante precisa estar atento ao quesito segurança e qualidade profissional. Verifique se a empresa se importa, de fato, com padrões e normas de segurança. Além disso, a excelência dos profissionais precisa ser atestada.

Equipamentos desta área devem ser renovados. Além da qualificação profissional, os profissionais devem ter assistência técnica para efetuar a limpeza dos tanques da melhor maneira possível.

Quais são as exigências práticas do serviço?

O trabalho de limpeza de tanque industrial é metódico e operacional. Ele só pode ser realizado sob supervisão de profissionais qualificados, sejam os tanques subterrâneos, aéreos verticais ou horizontais.

A capacidade e diâmetro influenciam no tipo de serviço necessário. Dessa forma, os equipamentos e produtos químicos podem variar de acordo com a situação.

Talvez você não saiba, mas dentro de um tanque industrial, podem ser encontrados:

  • detritos;

  • plásticos;

  • lacres;

  • terra;

  • ferrugem grossa;

  • borra de material e objetos diversos.

A variedade de sujeiras acumuladas fará com que os profissionais executem a limpeza com diferenciadas aplicações de produto. É importante que, no final do trabalho, o fundo do tanque fique seco antes de ser utilizado para o armazenamento.

Exigências em pauta

Existem normas de segurança do trabalho desenvolvidas para estabelecer um padrão de limpeza. Dentre as exigências de SMS estão:

  • Trabalhadores e supervisores de entrada treinados em NR-33, com ASO’s válidos;

  • Abertura de Permissão de Trabalho (PT) e Joint Staff Assessment (JSA);

  • Apresentação dos certificados de toda a equipe no momento da entrada;

  • Identificação dos funcionários em lugar visível;

  • Aparato de operação para a equipe, incluindo EPI completo (traje Tyvek);

  • Fornecimento de placas de sinalização e aviso de área restrita com fitas de segurança;

  • Ventilação forçada;

  • Luminária 24 Volts;• Vigia em stand-by;

  • Equipamentos certificados e aptos.

Transporte e destinação de resíduos

Como a empresa deve tratar os resíduos encontrados? Como são dirigidos e onde são eliminados? Estas perguntas são bastante pertinentes.

Todo resíduos encontrado durante o processo de limpeza deve ser bombeado com caminhões vácuo para caminhões tanque. As etapas de transporte e destinação precisam ser levadas a sério, pois o meio ambiente está sempre em risco durante o tratamento de substâncias do tipo.

Resíduos sólidos devem ser tratados de modo específico,  com o acondicionamento em big bags e carregamento em caminhões poliguindaste ou carga seca. Depois disso, dependendo da classificação do resíduo (classe I ou II), ele deverá ser categorizado e dispensado.

Quais são os tipos de limpeza de tanque?

Os reservatórios industriais costumam ser amplos e fundos, inclusive, esse também é um dos motivos pelo qual essa higienização deve ser feita por uma empresa especialista. A realização do processo pode ser feita de dois modos: manual ou por meio de um sistema mecanizado.

O procedimento robotizado é importante porque reduz a permanência do profissional dentro dos tanques, diminuindo a exposição aos resíduos contaminados. No entanto, a limpeza 100% manual também é bastante comum.

A utilização de equipamentos de última geração durante a limpeza de tanques industriais é cada vez mais comum e exigida no mercado. Isso porque além da segurança do profissional, ela pode proporcionar outras vantagens como a agilidade do serviço e otimização do tempo. A tecnologia permite a ação de máquinas controladas por controle remoto em áreas específicas, elevando a produtividade e atribuindo mais valor e qualidade ao trabalho realizado.

Escolher o sistema de limpeza correto depende muito do nível de contaminação presente. Um especialista é capaz de diagnosticar o problema, avaliar as possibilidades e orçar o serviço de acordo com o tipo de trabalho que será empregado.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a se situar melhor dentro do assunto. Afinal, quando se trata da higienização de reservatórios industriais, todo cuidado é pouco. Nunca atribua esta tarefa a um profissional duvidoso ou a uma empresa sem as certificações necessárias.

Agora que você sabe mais sobre limpeza de tanque, aproveite para seguir a C-Tank no Instagram e ficar por dentro do trabalho realizado em nossa empresa.

Limpeza de Tanques

Privacy Preference Center