Limpeza de Tanques e Bacias de Decantação

Os tanques e as bacias de decantação são comumente utilizados em tratamentos de água e esgoto. Neles são realizados o método físico de decantação, responsável por separar misturas heterogêneas. Neste processo, a gravidade é responsável por dissociar sólidos sedimentáveis contidos em soluções líquidas. 

 

Quando o procedimento de decantação é realizado nos tanques e bacias, os sólidos acumulam-se no fundo do decantador. Depois desta sedimentação, eles são removidos, bem como o lodo. Quando sem os sólidos, os resíduos passam a desaguar pelo vertedouro.

Na prática é vivencia-se a decantação realizada nos tanques e bacias em situações cotidianas, como ao tomar banho ou escovar os dentes. É graças a essa técnica, que a água das torneiras e chuveiros chegam às residências limpa e clara. Isso significa que ela está livre de resíduos sólidos, como pedras, dejetos humanos, areia, entre outras sujeiras e pronta para ser utilizada pela população sem riscos.

Qual o objetivo da limpeza em tanques e bacias de decantação?

 

A limpeza, tem como principal objetivo a remoção da sujeira das superfícies dos tanques e bacias de decantação. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e utiliza produtos químicos. Com o uso dos limpadores certos, aplicando técnicas de esfregação e enxágue, pode ocorrer uma redução de até 60% de bactérias, vírus e fungos desses locais.

Quando os sólidos insolúveis ou o lodo, não são retirados completamente dos reservatórios, podem inutilizar os tanques e bacias de decantação. Além disso, o que pode ocorrer  é um retorno dos resíduos aos cursos de água. Isso pode ser extremamente prejudicial à saúde populacional, bem como a natureza, já que ambos acabam ficando expostos a uma série de contaminações.

Por esses fatores, o recomendado é que a limpeza seja feita frequentemente em casos de tanques de decantação, para evitar a contaminação da água.

Como é feita a limpeza nos tanques de decantação?

A maneira mais eficiente e utilizada para limpeza e sanitização dos recipientes, é o hidrojateamento. Porém, sistemas de descargas de fundo automáticas ou manuais, também podem ser usados para remover o lodo.

O que deve ser verificado ao contratar uma empresa para limpeza? 

É necessário ficar alerta a alguns padrões e normas de segurança. Confira a seguir:

  • Excelência dos profissionais precisa ser atestada;
  • Normas de segurança utilizadas na limpeza;
  • Indicação de como será realizada a limpeza;
  • Qualidade da empresa realizadora.

Agora que você sabe mais sobre limpeza de tanque, aproveite para seguir a C-Tank no Instagram e ficar por dentro do trabalho realizado em nossa empresa.