Qual a importância da limpeza de tubulações industriais?
As tubulações industriais são os tubos, válvulas e conexões que fazem o transporte de substâncias como gases, líquidos, óleos, produtos corrosivos, entre outras. A limpeza de tubulações industriais serve para desobstruir esses canais e garantir a qualidade dos serviços das empresas.
Pode ser usada em inúmeros segmentos, como indústrias de mineração, siderúrgicas, metalúrgicas, de processamento, químicas, petroquímicas, alimentícias, farmacêuticas, refinarias, etc.
Essas tubulações tem um grande papel no desempenho das atividades das indústrias, portanto, a falta de limpeza de tubulações industriais ocasiona problemas de obstrução e entupimento, que podem prejudicar os processos e gerar uma série de danos, riscos para a saúde humana e para o meio ambiente, além de prejuízos financeiros.
A limpeza de tubulação industrial é essencial para a manutenção das empresas, e deve ser feita periodicamente, para evitar adversidades maiores.
Quando a limpeza de tubulações industriais deve ser feita?
As tubulações carregam diversos tipos de materiais, que, com o tempo, acabam se acumulando nas paredes e criando incrustações. São chamadas de incrustações as impurezas formadas no interior dos tubos, que impedem o fluxo de líquidos e causam entupimentos, caso a limpeza de tubulações industriais não seja feita.
Isso ocorre devido a diversos fatores, inclusive naturais, pelo atrito das substâncias nas paredes dos tubos, ou porque o local não possui uma pressão constante dos fluidos.
Pode ser ainda por causa de variações térmicas, reações químicas, como a corrosão sobre a superfície da tubulação, evaporação da água, precipitação de compostos inorgânicos ou orgânicos, sedimentação de partículas suspensas no líquido transportado, e crescimento biológico de microrganismos, como algas e bactérias.
A falta de limpeza de tubulações industriais pode causar diversos problemas, como perda de vazão, corrosão, sobrecarga de bombas, alterações de cor, sabor e odor do produto, dependendo da finalidade, entre outros.
Quando não se faz a limpeza de tubulação industrial, ocorre a redução do diâmetro interno da tubulação, que acaba gerando uma série de outras adversidades. Por causa do acumulo de resíduos nas paredes dos tubos, o fluxo do transporte das substancias fica comprometido, já que a área para passagem fica menor. Isso também acaba aumentando a pressão interna, causando rompimentos e danos nos equipamentos.
A falta de limpeza de tubulações industriais também pode causar perda de carga, isto é, a perda de energia do fluido por conta de atritos com a parede interna do tubo, já que o diâmetro está menor. Isso acaba ocasionando uma elevação no consumo de energia elétrica.
Dessa forma, se a empresa não realiza a limpeza de tubulações industriais devidamente, ela pode sofrer um prejuízo financeiro com a alta demanda de manutenções e do aumento do uso de energia para os processos.
Portanto, deve-se recorrer à limpeza de tubulação industrial quando as operações da indústria estão sendo afetadas, o transporte das substancias estão prejudicados, entre outros problemas de desempenho.
Entretanto, é muito mais vantajoso contratar uma empresa de limpeza industrial no RJ antes de se deparar com esses problemas. Dessa forma, manter a limpeza de tubulações industriais periodicamente é uma forma também de prevenção, para evitar quaisquer complicações maiores, como troca total de equipamentos, por exemplo.
Métodos de limpeza de tubulações industriais
Existem vários métodos de limpeza de tubulação industrial. A escolha depende do tipo de material envolvido e do local em que o processo será feito pela empresa de limpeza industrial no RJ.
Fluxo com esferas de borracha
A limpeza de tubulações industriais com esferas de borracha é feita em locais em que não é possível alcançar com as mãos ou outros instrumentos. Essas esferas são como esponjas, que, lançadas a partir de uma ferramenta de pressão, são capazes de remover as impurezas e incrustações.
Limpeza mecânica
Usada em tubulações de grandes diâmetros, o suficiente para a entrada dos profissionais, que fazem a limpeza de tubulação industrial manualmente, com o auxílio, geralmente, de escovas rotativas.
Limpeza com PIG
PIG é um dispositivo cilíndrico usado para empurrar produtos ao longo do tubo. Pode ser utilizado para fazer a limpeza de tubulações industriais em locais de diversos tamanhos.
Sopragem de ar
Tipo de limpeza de tubulação industrial feita a partir de altas pressões de ar. Geralmente usada para complementar a limpeza com esferas de borracha.
Hidrojateamento
Consiste na limpeza de tubulações industriais por meio de jatos bem direcionados de água, a pressões altas, a ponto de remover todas as impurezas. É uma opção favorável ao meio ambiente, já que só usa água.
Flushing
Essa limpeza de tubulações industriais é feita a partir da colocação de um fluido autolimpante, dessa forma, a limpeza é feita a partir da passagem dessa substância no tubo, com controle de temperatura, pressão e energia.
Limpeza química
Recorre-se a esse tipo de limpeza de tubulação industrial quando o tamanho das incrustações é maior, e é difícil limpar com algum outro método. Nesses casos, é usado produtos como desengraxantes biodegradáveis, para não causar danos ao meio ambiente e ao sistema de tubulação. Portanto, para evitar problemas e manter as tubulações limpas e funcionando corretamente, procure uma empresa de limpeza industrial no RJ. A C-Tank realiza higienizações com toda a eficácia e segurança, com uma equipe preparada e profissional, e de acordo com as normas técnicas exigidas