+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

LIMPEZA OFFSHORE

Limpeza de
Sondas e Plataformas de Perfuração

OPERAÇÃO ÁGIL E SEGURA

Empresa de Limpeza de Sondas de Perfuração

A C-Tank é capacitada e experiente em operações de limpeza de plataformas de perfuração. Também conhecidas como sondas de perfuração, elas são utilizadas para a execução de atividades em campos marítimos e tem como principal finalidade aumentar a pressão nos reservatórios de petróleo e facilitar a extração.

São muitos os tipos de plataformas de perfuração que a C-Tank realiza a limpeza, veja a seguir as principais delas:

Limpeza de Plataformas de perfuração fixas: geralmente são constituídas de estruturas modulares de aço e são projetadas para receber todos os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de pessoal, bem como todas as instalações necessárias para a produção dos poços.

Limpeza de Plataformas de perfuração autoelevatórias ou Autoeleváveis (Jack-up rig): são constituídas basicamente de uma balsa equipada com estrutura de apoio, ou pernas, que, acionadas mecânica ou hidraulicamente, movimentam-se para baixo até atingirem o fundo do mar.

Limpeza de Plataformas de perfuração de pernas atirantadas (Tension-Leg Plataform – TLP):  são unidades flutuantes utilizadas para a produção de petróleo. Sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semissubmersível. Porém, sua ancoragem ao fundo mar é diferente: as TLPs são ancoradas por estruturas tubulares, com os tendões fixos ao fundo do mar por estacas e mantidos esticados pelo excesso de flutuação da plataforma, o que reduz severamente os movimentos da mesma. Desta forma, as operações de perfuração, completação e produção das TLPs são semelhantes às executadas em plataformas fixas.

Limpeza de Plataformas Semissubmersíveis (Semi-Sub Plataform): são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos. Uma unidade flutuante sofre movimentações devido à ação das ondas, correntes e ventos, com possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poço.  Por isso, torna-se necessário que ela fique posicionada na superfície do mar, dentro de um círculo com raio de tolerância ditado pelos equipamentos de subsuperfície. Dois tipos de sistema são responsáveis pelo posicionamento da unidade flutuante: o sistema de ancoragem e o sistema de posicionamento dinâmico.

Navios-sonda: é um navio projetado para a perfuração de poços submarinos. Sua torre de perfuração localiza-se no centro do navio, onde uma abertura no casco permite a passagem da coluna de perfuração. O sistema de posicionamento do navio-sonda, composto por sensores acústicos, propulsores e computadores, anula os efeitos do vento, ondas e correntes que tendem a deslocar o navio de sua posição.

Etapas da Limpeza de Plataformas de Perfuração

A limpeza de plataformas de perfuração se inicia com a retirada de produto remanescente com a utilização de bombas pneumáticas. Posteriormente, é necessária a inertização das sondas, para que possa ser realizada a retirada da borra sedimentada no fundo da estrutura, o que pode ser feito de forma manual ou mecanizada.

A borra retirada deverá ser acondicionada em tambores para posterior destinação final. A etapa seguinte da limpeza de plataformas de perfuração é caracterizada pela higienização das paredes e fundo dos tanques com equipamentos de hidrojato ou lava jato.

A C-Tank – Empresa de Limpeza Offshore utiliza a técnica de hidrojateamento, pois além de ser um método ecologicamente correto, limpa profundamente, sem danificar a estrutura existente e ainda é considerada uma alternativa econômica.

Isso porque no hidrojateamento é utilizado água pressurizada para realizar a limpeza de plataformas de perfuração, o que não agride o meio ambiente. Portanto, apenas a pressão da água (que é classificada em três níveis) já é suficiente para tirar grande parte da sujeira e possíveis obstruções que acabam se acumulando com o tempo.

Os jatos podem, inclusive, ser de duas formas: de neblina ou lâmina, a fim de desobstruir qualquer tubulação e, principalmente, não danificar o local designado. É, enfim, a maneira mais segura e prática de higienizar as caixas separadoras de óleo.

Quando usada em alta pressão, a água remove a sujeira das sondas de perfuração sem maiores problemas, de maneira que a limpeza das plataformas de perfuração seja executada de forma rápida e eficiente.

Além disso, a C-Tank – Empresa de Limpeza Offshore utiliza de produtos aprovados e certificados pelos órgãos de fiscalização em geral.

Quer saber mais?

Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas sobre o nosso serviço de limpeza de plataformas de perfuração!

Limpeza Offshore de Sondas e Plataformas de Perfuração
Limpeza de Sondas e Plataformas de Perfuração
Limpeza Plataforma Offshore de Sondas e Plataformas de Perfuração RJ
Limpeza Offshore de Sondas e Plataformas de Perfuração RJ

Orçamentos, Dúvidas, Opiniões e Outros









    Entre em contato conosco via formulário e teremos um prazer imenso em responder você ou se preferir mande um e-mail para comercial@c-tank.com.br.