+55 (21) 3619-7576 | +55 (21) 3030-1890 comercial@c-tank.com.br Seg. a Sex. 08:00 às 18:00 + Plantão

NR 33: Entenda a norma para espaços confinados

por | nov 16, 2020

Como funciona a NR 33 para espaços confinados?

A NR 33 para espaços confinados é uma norma que regulariza e padroniza o trabalho em espaços confinados a fim de que o trabalhador submetido a este ambiente possa contar com todos os procedimentos de segurança. De maneira geral, ela visa garantir a segurança do operador que irá executar alguma atividade em um espaço confinado, seja em uma caixa içada ao fundo de um túnel ou em galerias, tanques, digestores, tubulações e silos para que o trabalho possa ser executado corretamente.

Alguns conceitos importantes de como funciona a NR 33 para espaços confinados, é que há a necessidade de que na equipe haja um técnico em segurança do trabalho e um resgatista, para que todo o trabalho possa ser realizado de maneira adequada.

Entendendo a NR 33

Como sabemos, esta norma regulamentadora é um instrumento elaborado pelo Ministério do Trabalho para que os parâmetros de segurança e procedimento sejam garantidos ao trabalhador que irá executar uma atividade em um espaço confinado.

A NR 33, portanto, exige a utilização de certos tipos de equipamentos de segurança, dentre eles podemos citar: exaustor, luminária EX, caixa de içamento, as cordas de segurança, os medidores de nível de oxigênio, as máscaras de ventilação e ventilação forçada, para que sejam empregados nas atividades realizadas nestes espaços confinados. A norma ainda prevê o treinamento da equipe técnica para a realização dos primeiros socorros, para que todo o pessoal esteja preparado para prestar atendimento ao trabalhador que irá executar uma atividade confinada.

O que é um espaço confinado de acordo com a NR 33

Um espaço confinado é um ambiente é o nome dado a um ambiente que não foi projetado para a ocupação humana contínua, por conta de apresentar condições limitadas de acesso e saída, cuja ventilação é ruim ou até inexistente. Portanto, trata-se de um local confinado onde a ventilação poderá ser insuficiente para a respiração humana, sendo que há a necessidade da utilização de máscaras de oxigênio.

Quando falamos sobre a NR 33 espaço confinado, esta norma ainda prevê que um ambiente confinado seja fiscalizado com cautela e planejamento. Cada pessoa dentro da equipe de segurança do trabalho tem as suas responsabilidades de fiscalização e avaliação do local.

Vale ressaltar que, um espaço confinado possui meios restritos de entrada e saída, sendo que neste ambiente pode haver gases tóxicos para a respiração humana, além da falta de oxigênio, sendo necessário o uso da ventilação forçada ou uso de máscaras de oxigênio.

Logo, a NR 33 espaço confinado prevê uma série de procedimentos de monitoramento e fiscalização de taludes, como a inclinação e os níveis de oxigênio do ambiente confinado, para que desmoronamentos e o risco à saúde do trabalhador possam ser evitados.

Componentes da norma NR 33

Um dos componentes desta norma prevê a sinalização para identificação do espaço confinado, permissão de entrada e trabalho, ventilação para trabalhos em espaço confinado e a capacitação do profissional que executará este tipo de trabalho. Sabendo-se agora o que é a NR 33, a caracterização do espaço confinado deve observar os seguintes parâmetros: O local é destinado a ocupação humana contínua? O ambiente possui meios restritos limitados? Pode ocorrer uma atmosfera perigosa? É um espaço confinado?

Realizando-se o checklist destas perguntas, é possível caracterizar os componentes do espaço confinado segundo a norma. Ainda há também a caracterização de setores econômicos que possuem espaços confinados, como: agricultura, construção civil, alimentos, têxtil, entre outros.

Caso haja a necessidade de limpeza em espaços confinados, os componentes da norma deverão ser atendidos, realizando-se o içamento adequado do trabalhador ao espaço confinado e medindo os níveis de oxigênio e gases nocivos do local da atividade.

Por que a NR 33 é necessária para espaços confinados?

O estudo e a aplicação da NR 33 em túneis é necessário porque garante a maior segurança do trabalhador que executará a atividade em espaço confinado, sendo que maiores problemas poderão ser evitados. Logo, a empresa de limpeza técnica industrial poderá proporcionar soluções de segurança e monitoramento para que o trabalhador que executará a atividade em um ambiente confinado possa trabalhar com saúde e segurança, executando um serviço com máxima qualidade e precisão.

Outras Postagens

Alpinismo industrial | Quais tipos de serviços são realizados?

Alpinismo industrial | Quais tipos de serviços são realizados?

Quais são os tipos de serviços de alpinismo industrial? Muitas empresas que necessitam que serviços em altura sejam realizados em suas fachadas, com segurança e sem causar danos, se perguntam quais são os tipos de serviço de alpinismo industrial e o porquê adota-lo em...

ler mais