Equipamento e treinamento adequado, garantem que a segurança e eficiência do trabalho em espaço confinado, não fiquem comprometidas, e o resgate de um trabalhador pode ser prejudicado.
Trabalhos realizados em algum espaço confinado estão entre os mais perigosos e, exatamente por este motivo, exigem um cuidado rigoroso e uma atenção redobrada. A importância desses cuidados é destacada por meio da existência de uma Norma Regulamentadora específica para eles. Trata-se da NR33, que discorre sobre medidas de segurança necessárias para trabalho em espaço confinado, buscando zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores, prevenindo acidentes. Considerando que o Brasil é um dos países que mais sofrem com acidentes trabalhistas, ocupando a quarta colocação no ranking mundial. Entende-se que é de suma importância estar atento a tais medidas.
Mas é preciso ressaltar que as precauções não para um trabalho em espaço confinado não param por aí. Realizar uma avaliação, para identificar todos os riscos do serviço naquele espaço confinado é uma abordagem preventiva essencial. Incluso nisso, estão também, a preparação do espaço e o treinamento de pessoal para que saibam como portar-se em situações de risco aumentado. Outras vantagens da análise prévia é descobrir quais os equipamentos adequados para aquele local. Por fim, a qualidade do ar precisa de avaliação, para garantir que as condições sejam adequadas para a entrada.
Os riscos de trabalhar em um espaço confinado
Em locais de trabalho com espaço confinado o profissional fica exposto a um risco grave, o de intoxicação e sufocamento. Isso porque o ambiente em questão não possui ventilação natural, e conta com a presença de gases tóxicos. Quedas, escorregões e impactos também são riscos possíveis, já que existe pouca ou nenhuma existência de luz nesses recipientes, isto torna a visibilidade é baixa.
Explosões não são descartadas dos riscos, já que em alguns locais existem uma alta concentração de gases inflamáveis, o que combinada com a circulação de ar reduzida pode resultar em situações de risco.
Norma Regulamentadora 33 – Trabalho em Espaço Confinado
A Norma Regulamentadora 33, responsável por estabelecer parâmetros de segurança, para trabalho em espaço confinado. A Norma tem algumas especificações que você pode conferir a seguir:
- Dispor de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e em boas condições de utilização;
- Verificar e identificar locais da empresa caracterizados como espaços confinados;
- Reconhecer e reduzir os riscos do espaço em que será realizado o trabalho;
- Capacitação profissional em relação às principais medidas preventivas de segurança para espaços confinados;
- Assegurar que caso encontrem problemas, os profissionais poderão ter uma saída rápida, bem como o isolamento do local, caso haja algum, mínimo que seja, indício de perigo à saúde;
- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Para realização segura do trabalho em espaço confinado, o colaborador precisa dos seguintes equipamentos:
- Cinturão de segurança (este fica preso ao corpo do profissional);
- Guincho de resgate, tripé e manual;
- Polia, ascensor, descensor e mosquetão (equipamentos auxiliares para resgate);
- Capacete de segurança;
- Respirador;
- Luvas;
- Calçado fechado.
- Peculiaridades de um espaço confinado
- Quantidade de oxigênio reduzida;
- Altos índices de concentração de sulfeto de hidrogênio, metano e monóxido de carbono;
- Ventilação natural precária;
- Pouca visibilidade;
- Mobilidade escassa, ambientes apertados e com poucas alternativas de escape.
Após entender os conceitos e analisar as características de trabalho em espaço confinado, não é difícil entender o quão importante é o tema. Visando o risco apresentado aos trabalhadores. Por fim, para as empresas que desejam reduzir o número de acidentes nesses locais, é preciso seguir as normas à risca.
Você tem alguma dúvida? Entre em contato com a C-Tank no Instagram. Nos siga e fique por dentro dos trabalhos realizados em nossa empresa.