O que levar em conta na limpeza offshore?

A limpeza offshore é considerada quando é realizada a partir da costa marítima de uma região. Afinal, como o termo em inglês já explica, “off” representa “fora” e “shore” significa “costa” em português. 

O serviço que é realizado fora da costa, ou seja, no mar, exige um nível muito elevado de precisão, excelência técnica e responsabilidade, já que sempre há muitos fatores envolvidos em território marítimo. 

Como exemplos de limpeza offshore, podemos citar aquelas que são feitas em tanques de água, lama, limpeza de tanques e dutos de navios e plataformas de petróleo, bem como a separação e destinação dos resíduos coletados nesse tipo de limpeza. 

Qual o principal objetivo da limpeza offshore? 

Existem centenas de parágrafos, normas e leis de proteção que padronizam o trabalho realizado fora da terra firme. Logo, para além de executar a limpeza adequada do que quer que seja, vale lembrar que esse serviço precisa ser feito totalmente em conformidade com as regras estabelecidas. Segurança e qualidade são as principais bandeiras quando o assunto é a limpeza offshore. 

Uma empresa comprometida com satisfação do cliente precisa brigar pelos meios que garantem a melhoria dos processos, a prevenção de acidentes e a preservação do meio ambiente. 

Ainda quanto ao objetivo, vale notar que ele só poderá ser cumprido caso a empresa tenha uma estrutura logística preparada para as demandas de unidades marítimas. Assim, um ponto está ligado ao outro. 

O que levar em conta na hora de contratar a empresa de limpeza offshore? 

Você já ouviu falar de acidentes em plataformas com derramamento de fluidos no mar? Com certeza, sim. E em empresas multadas por descartar, de fato, resíduos no mar cometendo crime ambiental? Imagine os problemas que isso poderia gerar para a sua marca… 

Os pontos principais envolvidos na limpeza offshore definem o que considerar na hora de avaliar a contratação de uma terceirizada. Do básico ao avançado, existem quesitos e obrigações fundamentais a qualquer empresa. 

A seguir, vamos listar os principais tópicos com os quais você deve se preocupar. Acompanhe! 

Segurança nas operações 

O ponto mais importante na limpeza offshore é a seguridade das atividades realizadas. Qualquer erro pode resultar em um acidente com chances mínimas de recuperação. Na cultura offshore, correr riscos nunca é uma boa opção. Portanto, é necessário blindar-se por todos os lados. 

Na hora de contratar uma empresa, certifique-se de que ela trabalha dentro de todas as normas e leis vigentes, obedecendo a regra de conteúdo local (caso se aplique) e garantindo o certificado de todos os profissionais envolvidos. Uma boa forma de ter essas garantias é exigindo padrões da ABNT como o ISO. Vai depender do serviço que você precisa contratar. 

Eficiência e experiência 

A limpeza offshore deve ser precisa eficiente. Quando se trata de elaborar um cronograma de atividades para higienizar um navio petroleiro e cargueiro, fala-se de uma operação pesada em grandes alturas e profundidades. 

A experiência no ramo diz muita coisa. Não se trata do tempo de prática somente, mas dos serviços que foram realizados e do nível de exigência de cada contratante. 

É preciso se assegurar, por exemplo, que todos os tanques de navios petroleiros e cargueiros sejam completamente esvaziados antes que a limpeza se inicie. Vale ressaltar que a bomba principal não faz a coleta dos resíduos e deixa aproximadamente 60 litros nos tanques. 

Bom uso de tecnologias 

O uso de tecnologias eficiente é também uma chave para as empresas de limpeza offshore, atuando como uma boa característica. Uma marca que se importa com a qualidade do serviço está antenada ao que há de melhor no mercado e pode oferecer alternativas realmente eficientes. 

Unidades de limpeza a vácuo são exemplos de instalações que otimizam a segurança e eficiência dos resultados. Agora, perceba que nem sempre o trabalho mecanizado é a resposta para todos os problemas. No caso do esvaziamento dos tanques, por exemplo, é preciso que haja um trabalho manual nada fácil e extremamente perigoso, já que trata-se de resíduos inflamáveis. 

Cuidado com os produtos utilizados 

Empresas de limpeza offshore podem usar diferentes compostos para higienização. Além de buscar entender como a companhia lida com a escolha dos produtos utilizados, procure ter a certeza de que componentes químicos são evitados. 

O trabalho realizado no meio do mar carece de cuidados exímios. Na hora do descarte, todo material que envolva química na composição deve ter um esquema de descarte específico (e crítico). 

Por falar em descarte, preste toda atenção possível nesse quesito, pois ele é de suma importância. O descarte correto só pode ser realizado em terra firme. Se a empresa não armazena e se desfaz dos resíduos bem longe das profundezas do mar, não há compromisso com o meio ambiente. 

A limpeza offshore é um serviço sério, extremamente importante para qualquer empresa do ramo. A funcionalidade das operações dependem da qualidade da limpeza e manutenções dentro do prazo, portanto, vale a pena contratar a melhor opção do mercado. 

A C-Tank tem foco na segurança e qualidade do serviço executado, proporcionando vantagens tanto para os navios que transportam petróleo, quanto para os que conduzem cargas e passageiros. 

Estamos sempre atentos ao uso das tecnologias mais inovadoras do mercado, aprimorando nossa técnica em respeito ao meio ambiente. Comprovamos o passo a passo do descarte de resíduos e garantimos sucesso para o serviço de limpeza offshore completo. Faça um orçamento agora mesmo.  comercial@c-tank.com.br / 21. 99660-4510 ou 21 3619-7576