No pacote de serviços que promovem a limpeza de resíduos nas indústrias está a dragagem industrial. Específico e cuidadoso, este trabalho recebe demanda quando é necessário executar a limpeza de corpos d’água que reúnam lama e percolados.
Para além da higienização, a dragagem é a técnica que atua no desassoreamento, desobstrução, alargamento, escavação, remoção ou derrocamento de materiais alocados no fundo de lagoas, canais, rios e tanques.
Se você tem interesse em contratar ou conhecer mais sobre esse tipo de serviço, acompanhe este artigo e fique por dentro dos tópicos mais relevantes para o mercado. Vamos lá?
Para que serve a dragagem industrial?
Em ambientes industriais, tanques e lagoas impermeabilizados são utilizadas para tratar efluentes. Por sua vez, é muito possível que esses efluentes contenham substâncias químicas e metais pesados dissolvidos.
A dragagem industrial e sua manutenção periódica é essencial para que o serviço dos tanques e lagoas industriais funcionem perfeitamente, inclusive preservando o meio ambiente.
A dragagem industrial pode ser aplicada em
- obras de desassoreamento de material contaminado ou não;
- aprofundamento, expansão, alargamento de áreas portuárias;
- lagos canais;
- bacias de evolução e fundeio;
- berços de atracação;
- entre outras.
Quais as vantagens da dragagem industrial?
Além de ser ecologicamente correta, a dragagem traz vários benefícios para a indústria. Dentre eles, podemos citar:
- retirada de lodo;
- recuperação da água;
- secagem;
- sedimentos contaminados;
- desidratação de material contaminado.
Uma vez removido, o lodo contaminado costuma ter dois destinos: uma máquina centrífuga ou o acondicionamento em bags. Depois de desidratado ele deve ser encaminhado para um ambiente propício para descarte, segundo as legislações voltadas para resíduos industriais.
O que é dragagem ambiental?
Diferente do movimento feito na dragagem citada anteriormente, a ambiental tem o objetivo de remover uma camada superficial de sedimento contaminado. A contaminação pode ser consequente de compostos orgânicos e inorgânicos, sem que haja ressuspensão.
Extremamente rigorosa em seus procedimentos operacionais, a dragagem ambiental é cheia de regras voltadas para o transporte, manejo e disposição do material sugado. No caso do Brasil, as dragas hidráulicas são as mais utilizadas para esse tipo de serviço. É o caso das famosas dragas de sucção, que por meio de bombas produzem vácuos e pressões para força o movimento da água pelos tubos.
No tópico a seguir, vamos abordar um pouco mais sobre como tem funcionado o painel da dragagem industrial no Brasil e quais melhorias precisam ser atingidas no setor.
Cenário da dragagem no Brasil
O painel de sustentabilidade no mundo e no Brasil tem um papel importante no aquecimento do mercado de dragagens. Além de difundir a necessidade desse serviço, as instituições começaram a se preocupar, em maior escala, com questões ambientais.
O Brasil é responsável por uma fatia de 0,5% dos negócios no mercado mundial de dragagem. A representação ainda é muito pequena, mas vem crescendo a medida em que se conversa cada vez mais sobre aspectos técnicos dos projetos de dragagem, despejo e licença ambiental.
Um país em desenvolvimento, como o Brasil, enfrenta muitos desafios com assoreamento, influenciando a fluidez em rios e lagoas. Independentemente de como ela será utilizada, a dragagem importa na conscientização popular quanto à preservação do nosso meio ambiente.
É extremamente importante que os líderes de empresas brasileiras parem de encaram as obras de dragagem como emergenciais, executando o trabalho nas horas em que o problema atinge seu estágio crítico. O país precisa de um programa forte e constante de dragagem com caráter de manutenção.
Na área de inovação, o Brasil surge como uma boa referência em seus projetos de dragagem. Isso porque o país se destaca na prática de destinação de material dragado. Como exemplo, podemos citar o desenvolvimento dos tubos geotêxteis, que possibilitam a drenagem líquida no momento em que os sólidos são contidos.
Vale lembrar que os fatores determinantes da disposição não podem ser ignorados, por exemplo, o volume de dragagem, o nível de contaminação do material dragado, suas características físicas, entre outros;
Como já falamos, a draga de sucção é um dos tipos mais utilizados nas práticas nacionais, tratando lama, lodo e areia.
Como a dragagem pode ser aplicada?
Abaixo, listamos alguns processos em que a dragagem industrial pode ser solicitada, incluindo alguns exemplos de espaços confinados em que é necessário o uso de normas regulamentadoras específicas:
- manejo dos dejetos;
- limpeza de tanques de sedimentos;
- descarregamento de barcaças;
- poços de coleta de dejetos;
- limpeza de fossas;
- recuperação de resíduos de ouro;
- lagoas de captação e sedimentação;
- poços subterrâneos de recuperação de lodos;
- sistema de retransferência de resíduos;
- reservatórios em preparação de coleta de indústria;
- transferência de resíduos de carvão;
- remoção de lama em minas de céu aberto;
- removação de materiais de tanques de decantação;
- tanques de tratamento de água;
- limpeza de reservatórios.
- dragagem de depósitos profundos;
- limpeza e abertura de valas para extensão de tubulação;
- limpeza de fundo em construção de pontes;
- lama de lavagem de cascalhos;
- extração de limos;
- recuperação de praias;
- limpeza de canais, rios e lagoas.
- limpeza de tanques de petróleo;
- poços de coleta de cinzas e lixo;
- fossas de lavagem de carvão.
Como a C-Tank pode ajudar?
A C-Tank desenvolve o serviço de dragagem industrial profissional, oferecendo soluções técnicas com respeito às legislações vigentes.
Com profissionais altamente capacitados, a C-Tank se destaca como referência nacional no ambiente de limpeza industrial, garantindo a eficiência no trabalho e transparência em todos os processos. Aproveite e faça um orçamento agora mesmo.