Como fazer: limpeza de tanques industriais para produtos químicos

São muitas as substâncias químicas que podem ser armazenadas em tanques. Na maioria dos casos, elas podem trazer danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente devido às toxinas na composição. É por isso que a limpeza de tanques industriais merece atenção especial.

 

Todo trabalho com substâncias tóxicas exige cuidado extra e capacitação. Além de ficarem agarradas pelos fundos e paredes dos tanques, elas podem gerar perdas na qualidade dos processos da empresa. Como exemplo, podemos citar a redução da capacidade de volume do tanque e a mudança nas características dos fluidos armazenados.

 

A única forma de resolver esse tipo de problemas é elaborando um bom plano de limpeza de tanques industriais. Um planejamento que inclui a remoção de sedimentos pode garantir a qualidade tanto do produto armazenado quanto do equipamento, evitando contaminações.

Para entender mais sobre a importância dessa higienização e quais as dicas para a melhor realização do processo, continue acompanhando este artigo e fique inteirado.

 

Dá pra adiar limpeza de tanques industriais?

 

Processos industriais costumam se fazer em cadeias longas e complicadas. Elas sempre envolvem dinheiro, pessoas e a reputação da empresa. Logo, manter o alto nível de produtividade nessas atividades não é nada fácil. Muitos fatores podem interferir negativamente nas operações, e um deles é a capacidade de realização da limpeza de tanque industrial.

 

A manutenção dos tanques precisa ser preventiva e programada, pois a higienização deles interfere diretamente na conservação e excelência dos processos que o envolvem. Isso porque, como já mencionamos, ao remover os sedimentos acumulados, a empresa ganha em capacidade volumétrica de armazenamento e em manutenção da qualidade substancial.

 

Adiar a limpeza de tanques industriais significa criar um ambiente inseguro e propício às contaminações. Este cenário acontece não apenas nas indústrias de produtos químicos, mas também naquelas com foco na produção de bebidas, alimentos e remédios, por exemplo.

 

Vale ressaltar que a conservação dos tanques também está em jogo. Sedimentos acumulados contribuem para efeitos como a corrosão na estrutura do tanque, e quando são comprometidos de tal forma, é possível que eles sejam obrigatoriamente inutilizados.

Se você está convencido quanto à importância da limpeza de tanques industriais de modo periódico e preventivo, continuem acompanhando este artigo para conhecer mais sobre os modos mais eficientes de higienização.

 

Qual o melhor método para a limpeza em tanques industriais?

 

Para início de conversa, uma boa limpeza de tanques industriais depende de mão de obra capacitada e equipamentos de segurança em perfeitas condições de funcionamento. Reservatórios do tipo são fundos e largos, sem falar do tipo de material contido. Portanto, que fique sempre claro: esta limpeza não pode ser feita por pessoas incapacitadas.

 

Na hora de decidir qual técnica utilizar, a experiência da equipe de limpeza conta bastante. Os técnicos da área podem avaliar as condições da empresa e sugerir quais os métodos mais eficientes. Neste quesito, a empresa contratante tem sempre o direito e o dever de conhecer como o processo afetará o meio ambiente, e se a empresa demonstra os cuidados necessários quanto à sustentabilidade.

 

O processo de limpeza de tanques industriais pode ser manual ou mecanizado. É mais comum que a limpeza seja feita manualmente (por profissionais experientes), porém, tudo vai depender da situação da empresa e de quanto há disponível no caixa para o orçamento.

É importante lembrar que todos os produtos usados durante a limpeza precisam ter a aprovação e o selo de qualidade da Anvisa. Isso garante que o conteúdo armazenado no tanque não seja prejudicado ou alterado devido à química que deveria ser utilizada de forma positiva. Sem falar que, com os produtos certos, o trabalho profissional pode ser feito com mais agilidade, segurança e competência.

 

Quando o trabalho é automatizado, é utilizado um controle remoto com uma mecânica planejada para substituir a presença de pessoas dentro do tanque. Em áreas de visualização comprometida ou difícil acesso, é imprescindível prezar pela vida e não expor o trabalhador às sujeiras tóxicas. Outro benefício que vale a pena citar é a otimização do tempo, já que a operação é concluída em tempo muito mais rápido.

 

Como efetuar a limpeza de tanques industriais?

Para assegurar a saúde e segurança do trabalhador, é essencial iniciar a limpeza de tanques industriais com o máximo de cuidado. Para evitar que haja intoxicação ou que os equipamentos de armazenamento explodam durante a limpeza, os profissionais devem medir a concentração de gases e troca de ar.

 

Depois disso, é hora de começar o hidrojateamento. Trata-se de uma limpeza profunda impulsionada por um instrumento potencializado por uma bomba de alta pressão. O equipamento despeja jatos de água pressurizada por meio de moto bombas, limpando todo o local.

O hidrojateamento tem diversos benefícios, dentre eles, o uso ecologicamente correto. Isso porque usa-se nada mais nada menos que água potável em jatos fortes que não danificam a estrutura do tanque.

 

O bom hidrojateamento é aquele cuja estratégia vem sempre à frente. Não basta usar o equipamento de qualquer jeito. O profissional de limpeza de tanques industriais deve trabalhar com abordagens específicas, sendo rígido quanto uso de EPIs e evitando longas pausas durante o processo.

 

O que acontece com resíduos coletados?

 

O descarte dos resíduos coletados após os processos de limpeza é não só importante, como de responsabilidade da empresa contratada para o serviço. Em muitos casos, a sujeita é tóxica para o ser humano e o meio ambiente. Portanto, o tratamento desses itens precisa ser feito com muito cuidado.

 

No procedimento ideal, os resíduos coletados são bombeados para um caminhão tanque com a ajuda de um caminhão vácuo. Depois disso, eles precisam ser transportados e encaminhados para um lugar próprio.

 

Se você procura uma empresa que trabalha com seriedade e eficiência no serviço de limpeza de tanques industriais, conte com a C-Tank. Além da sólida experiência de mercado e da referência dos nossos clientes, temos os certificados que garantem a capacitação de todos os nossos profissionais.

 

Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento. Queremos conhecer você.